Dividindo entendimento:
a) MISSÕES:
- Missão é a incumbência, é o dever à ser cumprido. Recebemos de Cristo a incumbência de pregar. (atos 10.42). Cristo nos deixou a orientação de fazermos discípulos de todas as nações : quer de etnias, tipos e nacionalidades. Sem fazermos acepção.
- A causa primária da igreja é o desejo de ganhar almas. Uma igreja que não tenha o comprometimento com sua missão não tem despertado nela o desejo pelas almas.
- Atuação no que diz respeito ao apoio social dos que pelas Boas Novas do Evangelho são alcançados. Em sua missão a igreja levanta fundos para execução das obras do missionário e sua permanência no campo missionário, sua área de atuação.
- As missões se dão em aspecto assistencial, onde as obras acompanham as palavras, além do evangelizar em si mesmo.
- Mesmo com a apatia que permeia no seio da igreja, deve ela ser instigada a que se execute seu papel de evangelizar, e não deixar somente aos encarregados, aos seus apóstolos e intelectuais como aos seus pastores ou obreiros apenas.
- A vocação às missões infelizmente não está na compreensão de todos. Queima no coração dos que tem o desejo de executá-la. E muitas vezes são executadas por pessoas que dão o apoio ao pregar da palavra, aja visto ser feita por enfermeiros, sociólogos, pastores preparados com o objetivo de integrar o alcançado pela palavra com sua própria comunidade, numa constante educação sobre o cristianismo e a fé que se quer difundir. Em áreas de missões o evangelismo não cabe dar ênfase ao papel social. O evangelismo puro e simples se prende a divulgação da Palavra.
b) EVANGELISMO:
- O evangelismo se dá pelas formas e métodos de praticar os atos evangelísticos, que vai deste uma entrega de panfleto, pela recepção, acomodação, instigação à membresia.
- O evangelismo interno, atua despertando a igreja ao ide.
- O evangelismo externo aplica o aprendizado que se obteve dentro das 4 paredes.
- O entusiasmo ao evangelismo precisa ser despertado na incumbência de todo cristão.
- As pessoas de diferentes idades necessitam ser envolvidas no processo de compreenderem que são evangelizadoras por terem sido evangelizadas.
- Nos dias primitivos, as modalidades mais notáveis no evangelismo aconteciam pela disposição de pessoas leigas, pessoas comuns, que eram os missionários ou evangelistas informais. Sem grandes conhecimentos, mas com profundo desejo de fazerem discípulos e ganharem as almas à Cristo.
Que detinham dentro de si um só pensamento: DE VEREM SUAS IGREJAS CRESCEREM. Hoje perdemos este desejo, ficamos apáticos e quando não, transferimos esta incumbência para somente um grupo: O DO EVANGELISMO.
- Por isso o evangelismo zeloso numa congregação, tanto por idosos quanto por jovens, é a demonstração do compromisso com a causa divina, onde as evidências da real transformação se dá na utilização do tempo em difundir a Palavra de Deus.
- Devemos considerar que nem todos tem a compreensão do que seja a CAUSA DIVINA. Por isso o ensino com ênfase aos processos que nos são requeridos para a salvação.
- Lutaremos em sermos evangelistas melhores e desenvolvermos nossas qualificações espirituais e sacerdotais.
ZACARIAS 8. 20 : O SENHOR Todo-Poderoso diz: —Vai chegar o dia em que moradores de muitas cidades virão até Jerusalém. Os moradores de uma cidade dirão aos de outra cidade: “Nós vamos adorar o SENHOR Todo-Poderoso e pedir que ele nos abençoe!” E os outros responderão: “Pois nós vamos com vocês!”
22 Muitos povos e nações poderosas virão a Jerusalém para adorar o SENHOR Todo-Poderoso e pedirem que ele os abençoe.23 Naqueles dias, dez estrangeiros irão agarrar um judeu para lhe dizer: “Nós queremos seguir a sua religião, pois ouvimos dizer que Deus está com vocês.\\
Valdir Carvalho - Cascavel-Pr 09.4.2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário