sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O FEUDALISMO E A IGREJA

O FEUDALISMO E A IGREJA


A história humana está repleta de relatos sobre sua desfragmentação. Eis que na ânsia da aglutinação de poder, seus líderes foram levados às derrotas pessoais e isto levou-os à coletiva. Homens vaidosos e desejosos de deixarem perpetuadas suas obras.

Caso relatado na história, está na pessoa de Alexandre o Grande, que buscando sua glória pessoal, foi levado pelas intrigas internas do seu governo à dissolução do império após a sua morte. É buscar na história a conveniência da glória individual pela vaidade que permeia o caráter do indivíduo.

Na história do mundo há inúmeros casos, quer pelos tempos antigos, das cruzadas, das fogueiras e das suas inquisições, quer do tempo recente, quando alguns no papel de senhores sobre muitos, levaram à derrota seus próprios governos. Poderíamos citar inúmeros casos, o que não é o caso que se propõe a presente.

Onde se situa a igreja nisto tudo, quando tendo o seu papel de levar o homem à liberdade, faz de seus participantes meros instrumentos de se atingir objetivos de seus senhores que ainda pensam estar nos tempos do feudalismo ?

Instrumento de barganha de uma classe dentro dela, que faz da sua existência a forma e o meio de tirar proveito próprio? Como fica a sua mensagem?

Sempre tive a firme compreensão que a igreja quer de agora, quer do tempo de Lutero, é de propriedade do Seu Senhor, e este é Divino, Celeste, Invisível, Soberano, Transcendente, eis que lá no passado, nos foi dito que é Emanuel, o Cristo e também, o Ômega, também nos foi dito que Ele se chama O Alfa. E assim o será pelos tempos vindouros.

A mobilidade social que a igreja tem se esforçado que aconteça, está deixando a desejar, quando se percebe que a intenção pessoal está sobrepujando à sua mensagem coletiva. O Estado de Direito deixa de existir quando isto é intencionado. Como fica a Carta Magna que rege a vida social de todos os seus participantes, quer de liderados, quer dos seus líderes? E como fica a Outra Carta Magna Espiritual que dá sentido à sua razão de existir?

De maneira alguma a igreja que vive na idade da cibernética, na idade da exploração dos cosmos, deva ser lavada às situações pelas quais viveram nossos antepassados. Impressionante quando a mensagem que a organização apregoa, não trás mais efeito pessoal, que dirá então quando o desejo é atingir o mundo.

Cumprem-se assim as escrituras quando a Palavra de Deus predisse que no FINAL DOS TEMPOS os homens haveriam de ser amantes de si mesmos, vaidosos, jactanciosos, os quais haveriam de procurar os seus próprios deleites do que a Vontade de Deus.

Um dia na história, um ser celeste procurou ser igual ao seu Senhor e foi a ruína de todos os que lhe deram ouvidos. Razão de estarem condenados perpetuamente.

A igreja não pode de forma alguma procurar viver longe e fora do seu ideal, sob pena de como estrutura humana se desfragmentar.

O rei Davi um dia mencionou que o zelo pela a Casa do seu Deus o consumia. Este zelo tem estado dentro dos corações daqueles que a dirigem e orientam, ou a orientação tem sido intencional e ambiciosa?

Qual igreja, que nós deste tempo, deixaremos para os filhos de nossos filhos que Deus tem dado ao nosso cuidado e dedicação à sua Obra e Causa? Esta é a igreja que deva ser a da nossa preocupação, não de momentos, mas de transformação individual que dá causa à sua existência coletiva como estrutura humana e ao mesmo tempo mística, dado que ela só existe por firmes convicções de FÉ dos que ali congregam e a fazem existir. Onde o Seu Senhor ainda é O CRISTO, A CABEÇA e dos quais todos, simples partes de um todo chamado corpo, chamados para um grande propósito ocorrido entre Deus e o Filho, em que Este se propôs à uma Nova Aliança entre os céus e a terra.

Desejar tirar proveito disso, beira ao suicídio espiritual. A desfragmentação espiritual.

A sociedade atual não mais absorve desmandos feudais. O importante e necessário é saber se Deus aprova o que alguns tem desejado que lhes advenha da Sua Casa.

Nossa sociedade e algumas de suas áreas, tem feito com que haja o desmoronamento de valores recebidos dos antepassados. Não façamos nós com que nossos sucessores venham nos mencionar como alguém que lhes deixaram um legado de inversões, tal qual aconteceu com a igreja do século III até sua grande reforma por Martinho Lutero ou como algumas de hoje na Europa, onde há os grandes templos, mas sem as pessoas que lhes façam sustentação.

Temos nos esforçados em fazer com que as pessoas alheias à nossa fé, compreendam que somos diferentes em nossos conceitos, em nossos preceitos, em nossa maneira de observar e viver o que de perto nos rodeia. Há uma grande nuvem de testemunhas nos observando, e o que ela tem presenciado? Realmente é de se pensar.

A Palavra de Deus que falou para os senhores feudais e a É para nos deste século, está escrito em Colossenses 2.18 Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.

Quidera pudéssemos viver a simplicidade do evangelho e tivéssemos a real compreensão do desejo de Deus em sermos simplesmente seus PROCURADORES AQUI NA TERRA, seus ajudadores na grandiosidade que é PROCLAMAR a sua ALIANÇA, fato que um dia no céu, os anjos desejaram assim o fazer.

Uma pergunta devamos fazer: SERÁ QUE OS ANJOS AINDA NÃO tem o mesmo desejo diante de Deus, pelo o que os homens tem feito do poder que DELA emana ?

Valdir Carvalho – Cascavel-Pr, 21.02.2012

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PODEMOS EXIGIR DE DEUS ?


                                        BARGANHANDO COM O CRIADOR ?

Eclesiastes 12:13  De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.

Os homens amantes de si mesmos, tem colocado Deus como alguém ou algo, distante.
Um dia perguntaram: ONDE ESTÁ TEU DEUS?

Desejar barganhar com o Criador é supor pensar que Ele está sujeito as vontades dos homens e as suas vaidades pessoais.
Para agradar  e  receber das suas benécias é necessário que se tenha fé. E a fé está relacionada ao ouvir da Palavra de Deus. Ouvindo-a, por conseguinte, CONHECEREMOS quem é Deus, pois Ele se revela na e por sua palavra. Quando O conhecemos (pela Palavra) O tememos, e não nos colocamos acima dEle.

Imagine Deus sujeito ao espírito humano, pecador e temporal ?
O kairós celeste não está ao homem e sim  o homem ao tempo divino.
Deus daria algo para o homem se utilizar pela eternidade que pudesse  usufruir agora?
Não, a não ser a SALVAÇÃO DA ALMA que é para sempre, pelos tempos eternos. É o resultado de Ele estar à porta de cada coração. Quem crerá e abrirá a porta do seu coração para tão grande mensagem e tão magnífico querer?
Os quebrantados e humildes de coração, assim fala a Bíblia Sagrada.

Em que Deus nós cremos se Ele torna tão pequeno em poder diante do NOSSO PODER?

A Palavra garante que nunca homem algum viu Deus... Como então os teólogos da prosperidade dariam ordem a quem nunca viram ?

Toda majestade celeste está acima dos princípios individuais. A sua Palavra garante que todo o universo está às palmas das suas mãos. Como pode então nosso PODER controlar as vontades e desígnios tão majestosos? Quem adentrou em suas moradas e que pudesse dar conselhos sobre sua obra?

Que se saiba e até aqui temos ouvido, os mandamentos estão para balizar o convívio humano sobre esta terra, e estão também para que os homens possam perceber quem os direciona. Nunca se ouviu dizer que eles existem para direcionar seu Autor. A criatura nunca deu ordens ao seu Criador e Ele tenha se submetido à esta vaidade. É insano, perverso, doentio, pensar que Deus, o nosso Deus está vulnerável aos caprichos de cada ser humano, por mais espiritualista que este seja.     
Deus concede permissão até para que as folhas das árvores caiam, inclusive menciona a sua Palavra que até os cabelos das cabeças dos homens Ele os tem contados. Poderia então os homens fazer de Deus algo ou alguém  a ser manipulado? Se assim fosse não teria  Ele poder algum sobre nós e nós sim à Ele.

A principal benécia recebida está relacionada à nossa salvação. Salvação da sua ira futura. Sua justiça é que os homens deveriam buscar entender, as demais necessidades seriam todas acrescentadas. Hoje tem se visto o inverso. Primeiro tem buscado que Deus seja justo para com minhas vontades e depois procurarei ser obediente aos seus mandamentos.
Tem-se ouvido frequentemente por vários meios de comunicação que se eu der algo de valor que valha à pena, Deus se compadecerá e se voltará para o ofertante ou o suplicador intermediário, concedendo e obedecendo às suplicas dirigidas a Ele.
Totalmente anti bíblico e interesseiro. O que tem se visto, são impérios terrenos sendo construídos em detrimento à fé e a falta de compreensão da Palavra de Deus.

Definitivamente : DEUS NÃO ESTÁ SUJEITO AO HOMEM, NUNCA ESTEVE, MAS SIM O HOMEM AO TEMOR DA VONTADE DE DEUS.

     Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do SENHOR. Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração;  não praticam iniqüidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca.

Valdir Carvalho – Cascavel-Pr, 14/02/2012
A BUSCA DA FELICIDADE NENHUM SER HUMANO DESEJA PARA SI, SER INFELIZ... TODOS BUSCAM SER FELIZES. MUITAS VEZES OS CAMINHOS POR ESTA BUSCA É QUE CONDUZEM OS HOMENS AOS INFORTÚNIOS PESSOAIS...A BUSCA DO PREENCHIMENTO DA ALMA ESTÁ EM ACERTAR O ALVO DA REGENERAÇÃO. E O ALVO É JESUS CRISTO....É O QUE DEUS ESPERA DE TODO HOMEM: QUE SEJA FELIZ PELA ATUAÇÃO DO FILHO NA PESSOA DO ESPÍRITO SANTO. LUCAS 15.11 À 32...."Dá-me o que é meu...preciso viver minha vida fora desta fazenda..." aquele jovem buscou sua felicidade, POR UM PERÍODO ATÉ A OBTEVE, mas no final viu que nada havia valido à pena... "Levantou-se e foi ter com seu pai, não importando em se ver subalterno..."DESEJOU RETORNAR AO CONVÍVIO DE SUA FAMÍLIA... (um de sua família, o único irmão, teve ciúme, mesmo sabendo que ele estava com necessidades) Todo ser humano busca a sua FELICIDADE. Ex.:- no roubo o ladrão (satisfação momentânea) - nas drogas (passageira) - no álcool (muitas X por desilusão) - no cigarro (satisfação do estado de espírito) - DIRIGIR CARRO, MOTO, onde a velocidade causa uma sensação de prazer e o destempero, o desequilíbrio, causa excessos que levam à morte e infelicidade alheia. O QUE VENDE TAMBÉM FUSCA A SUA FELICIDADE, mesmo que nem percebendo cause a INFELICIDADE DE OUTRO. NENHUM SER HUMANO BUSCA SUA INFELICIDADE AGREDINDO SEU PRÓPRIO CORPO E ESPÍRITO. EM TUDO ISSO ESTÁ O DESEJO HUMANO DE SER FELIZ. - UNS POR CAMINHOS APARENTEMENTE CERTOS ( o certo que estraga a pessoa) - DE FORMA ERRADA... (o erro que trás a infelicidade) HÁ SOMENTE UM CAMINHO QUE CONDUZ O HOMEM a fazer tudo certo pela sua vida : JESUS João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 5:24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Há caminhos para o homem que lhes parecem bons, mas no fim deles está a morte. Morte da vida e morte para com Deus. NA BUSCA DA FELICIDADE, O HOMEM PASSA A SER EGOCÊNTRICO, isto é, o desejo de buscar para si apenas o que também pode ser de outros semelhantes. HÁ UM ESCAPE: JESUS , nosso Deus e Senhor.... leia no livro de JÓ 36.5 à 15 O INIMIGO VEM PARA DESTRUIR... ROUBAR... MATAR...APRISIONAR... O ladrão primeiro arromba, causando dano ao bem..., depois rouba levando valores guardados dentro do bem...., matando sonhos e espectativas, depois aprisiona o possuidor do bem ao receio de ser novamente alcançado pelo desejo do alheio. Causando-lhe o medo. SEPARAR O HOMEM DA VONTADE DE DEUS.....é o que o inimigo da alma faz. QUEBRE AS SUAS CADEIAS......rompa com o PASSADO. Busque a felicidade e perceba que ela está próxima de você. Quando não, DENTRO DE VOCÊ... quanto mais distante você deseja estar das pessoas, mais próximo estará da tua consciência e dela ninguém consegue fugir. Não busque o que você possa ser pelo que você possa ter, busque ser o que você é pelo o que você tem. O filho pródigo procurou ser o que imaginava que ele seria longe das vistas da família, desprezando o que era. Arrependimento sobreveio-lhe. Veja-se na visão do pai que perde o filho para os valores do mundo. Esta é a visão em que deveríamos nos ver. Todos nós deveríamos retornar à nossa essência... Eis que seríamos homens mais humanos, sincéros, igualitários, respeitadores e honestos conosco mesmo. Valdir Carvalho Cascavel-Pr, 23.11.2011
A BUSCA DA FELICIDADE NENHUM SER HUMANO DESEJA PARA SI, SER INFELIZ... TODOS BUSCAM SER FELIZES. MUITAS VEZES OS CAMINHOS POR ESTA BUSCA É QUE CONDUZEM OS HOMENS AOS INFORTÚNIOS PESSOAIS...A BUSCA DO PREENCHIMENTO DA ALMA ESTÁ EM ACERTAR O ALVO DA REGENERAÇÃO. E O ALVO É JESUS CRISTO....É O QUE DEUS ESPERA DE TODO HOMEM: QUE SEJA FELIZ PELA ATUAÇÃO DO FILHO NA PESSOA DO ESPÍRITO SANTO. LUCAS 15.11 À 32...."Dá-me o que é meu...preciso viver minha vida fora desta fazenda..." aquele jovem buscou sua felicidade, POR UM PERÍODO ATÉ A OBTEVE, mas no final viu que nada havia valido à pena... "Levantou-se e foi ter com seu pai, não importando em se ver subalterno..."DESEJOU RETORNAR AO CONVÍVIO DE SUA FAMÍLIA... (um de sua família, o único irmão, teve ciúme, mesmo sabendo que ele estava com necessidades) Todo ser humano busca a sua FELICIDADE. Ex.:- no roubo o ladrão (satisfação momentânea) - nas drogas (passageira) - no álcool (muitas X por desilusão) - no cigarro (satisfação do estado de espírito) - DIRIGIR CARRO, MOTO, onde a velocidade causa uma sensação de prazer e o destempero, o desequilíbrio, causa excessos que levam à morte e infelicidade alheia. O QUE VENDE TAMBÉM FUSCA A SUA FELICIDADE, mesmo que nem percebendo cause a INFELICIDADE DE OUTRO. NENHUM SER HUMANO BUSCA SUA INFELICIDADE AGREDINDO SEU PRÓPRIO CORPO E ESPÍRITO. EM TUDO ISSO ESTÁ O DESEJO HUMANO DE SER FELIZ. - UNS POR CAMINHOS APARENTEMENTE CERTOS ( o certo que estraga a pessoa) - DE FORMA ERRADA... (o erro que trás a infelicidade) HÁ SOMENTE UM CAMINHO QUE CONDUZ O HOMEM a fazer tudo certo pela sua vida : JESUS João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 5:24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Há caminhos para o homem que lhes parecem bons, mas no fim deles está a morte. Morte da vida e morte para com Deus. NA BUSCA DA FELICIDADE, O HOMEM PASSA A SER EGOCÊNTRICO, isto é, o desejo de buscar para si apenas o que também pode ser de outros semelhantes. HÁ UM ESCAPE: JESUS , nosso Deus e Senhor.... leia no livro de JÓ 36.5 à 15 O INIMIGO VEM PARA DESTRUIR... ROUBAR... MATAR...APRISIONAR... O ladrão primeiro arromba, causando dano ao bem..., depois rouba levando valores guardados dentro do bem...., matando sonhos e espectativas, depois aprisiona o possuidor do bem ao receio de ser novamente alcançado pelo desejo do alheio. Causando-lhe o medo. SEPARAR O HOMEM DA VONTADE DE DEUS.....é o que o inimigo da alma faz. QUEBRE AS SUAS CADEIAS......rompa com o PASSADO. Busque a felicidade e perceba que ela está próxima de você. Quando não, DENTRO DE VOCÊ... quanto mais distante você deseja estar das pessoas, mais próximo estará da tua consciência e dela ninguém consegue fugir. Não busque o que você possa ser pelo que você possa ter, busque ser o que você é pelo o que você tem. O filho pródigo procurou ser o que imaginava que ele seria longe das vistas da família, desprezando o que era. Arrependimento sobreveio-lhe. Veja-se na visão do pai que perde o filho para os valores do mundo. Esta é a visão em que deveríamos nos ver. Todos nós deveríamos retornar à nossa essência... Eis que seríamos homens mais humanos, sincéros, igualitários, respeitadores e honestos conosco mesmo. Valdir Carvalho Cascavel-Pr, 23.11.2011